8 de junho de 2009

Fado Pop no Produto Interno Bruto

Com a editora La Folie, criada por The Gift e Valentim de Carvalho Multimédia, é nos apresentado o "Projecto Hoje”, com o álbum "Amália Hoje".

Este é um trabalho idealizado e produzido por Nuno Gonçalves dos Gift e que conta com as vozes de Fernando Ribeiro dos Moonspell, Paulo Praça dos Plaza e Sónia Tavares dos Gift.

10 anos após a morte de Amália Rodrigues, a sua música continua activa, sendo relembrada neste fantástico trabalho, atribuindo ainda mais cor ao seu Mundo, nacional e internacional. Com este projecto pretende-se mostrar ao mundo o “passado gigantesco” de uma das maiores artistas da música portuguesa, a transformação de fados em músicas Pop, sem a perda de todo o esplendor já existente.

Com arranjos musicais muito dispares aos da sonoridade de Amália, encontramos uma sonoridade muito semelhante aos The Gift. São anuladas as guitarras portugueses e encontramos mesmo apontamentos electrónicos, com presença de orquestras densas de intensidade crescente, mantendo as letras na integralidade.

Neste álbum podemos encontrar fados transformados em músicas pop tais como: “Foi Deus” – letra de Alberto Janes; “Fado Português” – letra de José Régio; “Nome de rua” – letra de Alain Oulman, entre variadíssimas letras, variadíssimos autores. Como primeiro single de avanço encontramos “Gaivota”, com letra de Alexandre O’Neil.

É o Fado em versão Pop no PIB, esta semana em Cotação em Alta.

Joana Pimenta, 2009/06/08, 12:03