31 de agosto de 2009

Ana Moura – Foi um prazer ouvi-la


A contas com a tourné de Verão, a fadista Ana Moura passou este Domingo pelas Festas de Algueirão - Mem Martins, no concelho de Sintra, apresentando-se, a par de Luís Represas, como um dos nomes fortes do cartaz deste ano.

Centenas de pessoas responderam à chamada e estiveram presentes do lado de cá do palco, a ver, ouvir e aplaudir uma das referências da nova geração fadista.

O espectáculo começou ameno, criando a ilusão – apenas e só isso – de que a noite não estaria de feição para uma harmonia entre a artista e o público. Com o decorrer do espectáculo, numa alternância entre temas introspectivos e outros mais ‘picados’, Ana Moura acabou por conquistar a audiência, provando que o seu talento não é produto de estúdio.

O vestido da cantora – de lantejoulas – quando atingido pelas luzes de palco, fazia jus ao adjectivo que melhor define a actuação de Ana Moura e dos seus músicos: brilhante.



Num alinhamento com direito a encore, Ana Moura percorreu os três discos já editados, com tempo ainda para interpretar “No expectations”, um dos dois temas dos Rolling Stones que recentemente gravou, num disco de tributo à mítica banda rock. Não faltaram ainda alguns dos fados mais marcantes de sempre, aqueles em que a fadista teve um coro gigantesco a acompanhá-la: casos de “Canto o fado” e “A casa da Mariquinhas”, dois dos três temas tocados fora do alinhamento principal.

Depois de Algueirão - Mem Martins, segue-se Varsóvia, cidade polaca que terá a cantar para si uma voz inconfundível, como inconfundível é o fado – porque é único no mundo.

Ruben Portinha, 2009/08/31, 02:12
Fotos: Sónia Portinha