12 de agosto de 2009

José Cid ao vivo em Sernancelhe - A idade ainda o perdoa

A poucos meses de voltar ao Campo Pequeno, dois anos e meio depois da gravação do disco ao vivo, José Cid continua a dar espectáculo por esse país fora. Foi o que aconteceu, no Domingo, em Sernancelhe (Viseu).

Apresentado com toda a pompa e circunstância por parte da organização, perante alguns milhares de pessoas, Cid confirmou o porquê de ser um dos artistas mais influentes da música portuguesa - para o bem e para o mal.

Começou o espectáculo ao ataque, com um dos maiores êxitos da sua carreira, "Cai neve em Nova Iorque", logo seguido por "Recordar é viver". Daí até ao final, desfilaram no palco beirão todos os sons de uma carreira de sucesso. Em cerca de hora e meia de concerto, o artista conseguiu demonstrar as suas mais variadas facetas: da pop ao rock, do fado ao blues, da balada à música de baile. Espaço ainda para apresentar um novo tema, "A ilha dos piratas", que integra o álbum de originais, "Clube dos corações solitários do Capitão Cid".

E não foram os bem vividos 65 anos que o impediram de dar uns passinhos de dança, de fazer inveja a alguns presentes na plateia. Por falar em plateia, José Cid não se cansou de elogiar o público sernancelhense, referindo-se a este como um dos mais entusiastas que encontrou nesta tourné. Provavelmente, o discurso repetir-se-á noutros locais, mas ficam as gentes com o ego mais alto - e ajudam à festa.

Mas o que seria do "Capitão Cid" se não tivesse com ele a competência dos restantes elementos da banda? João Paulo (teclados e vocais), Manuel Marques (saxofone), Samuel (bateria), Pepe (contra-baixo), Tozé (trombone), Rúben Santos (trompete), Mike Sargent (guitarra) e Amadeu Magalhães (sopros), todos em grande forma.

No final do espectáculo, as opiniões foram bastante positivas. uma boa forma de encerrar as Festas da Amizade 2009, polvilhado com o célebre fogo de artifício. Quanto a José Cid, continua a ronda pelo país, até voltar a subir ao palco do Campo Pequeno, em Novembro.

Ruben Portinha, 2009/08/12, 18:52